Político adora fugir de temas polêmicos, principalmente quando a opinião dele contraria o senso comum. Eu sempre prefiro o bom debate. O debate que educa e valoriza o espírito democrático.
Recebi essa foto de muitos amigos, sempre acompanhada de textos atacando a faixa azul. Todos que enviaram a foto andam de carro. Eu também ando.
Mas vamos ao debate.
Considerando que na foto aparecem 3 ônibus, sendo um articulado e dois normais (vou ignorar que o ônibus branco da direita não é do transporte coletivo) estamos falando em 330 pessoas transportadas em 3 veículos. Considerando que um veículo de passageiros transporta, no máximo, 5 pessoas, seriam necessários 66 carros para substituir os 3 ônibus. Considerando que a média de passageiros por veículos em Manaus é de 1,6, seriam necessários 206,25 carros de passeio. Nesses casos, o engarrafamento seria muito maior!
Ora, basta bom senso para entender que um veículo que carrega 170 passageiros deve ter prioridade em relação a outro que carrega no máximo 5.
Certamente o que a PMM está implantando em Manaus não é BRT e está longe até mesmo de ser BRS, mas é o mínimo que pode ser feito por uma modal (transporte coletivo) que transporta 58% da população de Manaus e representa apenas 2% da frota. Isso mesmo! Os ônibus do transporte coletivo são apenas 2% dos carros que andam nas ruas de Manaus, mas carregam mais da metade das pessoas.
Precisamos entender que as ruas nunca vão crescer na mesma proporção dos 4 mil carros licenciados por mês na cidade e que não há saída para a mobilidade que não passe por priorização do transporte coletivo e estímulo à modais não motorizados, com recuperação de calçadas e arborização, estimulando a caminhada para pequenas distâncias e com a construção de ciclovias, estimulando a bicicleta para médias distâncias.
Há muito por fazer. Garantir os recursos do governo federal, alargar vias em locais de estrangulamento, passar mais ônibus para a faixa azul, investir em tecnologia, fortalecer o SMTU, mas não podemos ignorar milhões de manauaras que andam de ônibus e terão um transporte um pouco melhor.
Se pudesse escolher um só problema para enfrentar em Manaus e sabendo que educação e saúde têm recursos constitucionalmente garantidos, eu não teria dúvida de concentrar todos os esforços e recursos da PMM para oferecer uma solução efetiva para a mobilidade urbana.